FANDOM

traduction en cours
250px-WP-TranslationProject TwoFlags.svg
Cet article est en cours de traduction ou à traduire de Portugais vers Français ».
→ Pour plus d'informations ou participer, vous pouvez consulter la page de discussion.
• Si vous voulez aider à traduire/rédiger cet article et afin d'éviter les risques de conflits de versions, merci de laisser des messages sur la page de discussion.

Capoeira Mulheres

A escravidão migrou do campo para as cidades e os escravos e escravas de ganho tornam-se essenciais nas cidades das Províncias de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Minas Gerais; estes escravos deviam gerar renda para o seu próprio sustento e o dos que ainda não eram libertos, além disto deveriam levar parte do ganho aos seus senhores. Estes eram denominados pelos brancos como “boçais” quando não dominavam a língua portuguesa e “ladinos” aos que aqui nasciam ou chegavam após a proibição do tráfico em 1850. O comércio por eles promovido era o mais diversificado possível, de alimentos a utensílios domésticos.

Entre os negros e negras de ganho havia uma certa hierarquia a ser respeitada de acordo com o ganho e a etnia Malé, Ijexá, Cabinda, Nagô, Bantu… As mulheres escravas e forras que se dedicavam ao comércio muitas vezes eram consideradas inadequadas e imorais por se defenderem publicamente de agressões a elas causadas por fiscais da Coroa Portuguesa. Elas procuravam defender seus filhos e mercadorias do abuso português.

Entre as mulheres que se destacaram por suas lutas, contam-se:

Aqualtune, filha do rei do Congo Modifier

viveu no século XVII. Comandou um exército de dez mil homens quando os Jagas invadiram o seu reino. Derrotada, foi levada como escrava para um navio negreiro e desembarcada em Recife. Obrigada a manter relações sexuais com um escravo, para fins de reprodução, já grávida foi vendida para um engenho de Porto Calvo, onde pela primeira vez teve notícia de Palmares. Nos últimos meses de gestação organizou a sua fuga e a de alguns escravos para aquele quilombo. Começou, então, ao lado de Ganga Zumba, seu filho, a organização de um Estado negro, que abrangia povoados distintos, confederados sob a direção suprema de um chefe. Dois de seus filhos, Ganga Zumba e Gana Zona tornaram-se chefes dos mocambos mais importantes do quilombo. Aqualtune também teve filhas, a mais velha das quais, chamada Sabina, deu-lhe um neto, nascido quando Palmares se preparava para mais um ataque holandês. Por isso, os negros cantaram e rezaram muito aos deuses, pedindo que o Sobrinho de Ganga Zumba, e, portanto, seu herdeiro, crescesse forte. Para sensibilizar o deus da guerra, deram-lhe o nome de Zumbi. A criança cresceu livre e passou sua infância ao lado de seu irmão mais novo chamado Andalaquituche, em pescarias, caçadas, brincadeiras, ao longo dos caminhos camuflados, que ligavam os mocambos entre si. Garoto ainda, Zumbi conhecia Palmares inteiro. Passam-se os anos e Palmares tornou-se cada vez mais uma potência. Mais de 50.000 habitantes livres, distribuídos em vários mocambos. Zumbi cresceu e casou-se com Dandara.

Dandara, de origem africana Modifier

foi uma guerreira do quilombo dos Palmares. Casou-se com Zumbi, com quem gerou três filhos. Auxiliou Zumbi com táticas e estratégias de guerra.

Teresa de Benguela viveu no século XVIII Modifier

Foi casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho ou Quariterê, no rio Guaporé, em Mato Grosso. Quando seu marido faleceu, assumiu a chefia do quilombo. Revelou-se uma líder ainda mais implacável e obstinada que o falecido. Valente e guerreira, comandou uma comunidade de três mil pessoas, crescendo de tal forma que chegou a agregar índios bolivianos e brasileiros, fato que incomodou a Coroa, uma vez que influenciava a luta dos bolivianos e americanos (ingleses e espanhóis) para a passagem de mercadorias e internacionalização da Amazônia. A Coroa agiu rápido e enviou uma bandeira para acabar com os quilombolas. Presa, Teresa suicidou-se. Em 1994 a sua história transformou-se no samba-enredo da Unidos do Viradouro por obra de Joãzinho Trinta: Teresa de Benguela – Uma Raínha Negra no Pantanal.

Eva Maria ou Eva do Bonsucesso: Modifier

Em 1811, a negra alforriada armou seu tabuleiro de couves e bananas na calçada, no Bonsucesso, no Rio de Janeiro. De repente, uma cabra tangida por um escravo pegou um maço de couve e uma penca de bananas. Eva correu atrás da cabra com uma vara, tentando recuperar suas mercadorias. Chegou o senhor branco, José Inácio de Sousa, dono do escravo e da cabra que ficou indignado com a cena e esbofeteou Eva, que não teve dúvidas em revidar a agressão. O caso foi parar na justiça e abriu um precedente, uma vez que quem foi condenado a alguns meses de cadeia foi o branco, pois os que assistiram a cena depuseram a favor de Eva do Bonsucesso.

Luísa Mahin: Escrava liberta em 1812 Modifier

pertencia à nação nagô-jejê, da Tribo de Mahi, de religião Muçulmana, africanos conhecidos como Malês. Todas as revoltas e levantes escravos que abalaram a Bahia nas primeiras décadas do século XIX foram articulados por ela, em sua casa, que tornou-se quartel- general destes levantes. Luísa era quituteira e passava mensagens escritas em árabe para outros rebeldes, através de meninos que fingiam comprar produtos em seu tabuleiro de vendas e levavam os bilhetes aos outros articuladores. Foi uma das articuladoras da Revolta dos Malês em 1835. Ficou conhecida pela valentia e insubmissão. Foi articuladora também da Sabinada em 1837-1838. Descoberta foi perseguida e conseguiu fugir para o Rio de Janeiro onde foi encontrada, presa e degredada para Angola. No entanto, nenhum documento foi encontrado em Angola comprovando o seu degredo. Acredita-se que ela tenha fugido e instalado-se no Maranhão, onde depois o tambor de crioula foi desenvolvido, acredita-se que com a sua ajuda. Deixou um filho aqui no Brasil, fruto da união com um português, o abolicionista Luiz Gama.

Interférence d'un bloqueur de publicité détectée !

Wikia est un site gratuit qui compte sur les revenus de la publicité. L'expérience des lecteurs utilisant des bloqueurs de publicité est différente

Wikia n'est pas accessible si vous avez fait d'autres modifications. Supprimez les règles personnalisées de votre bloqueur de publicité, et la page se chargera comme prévu.

Sur le réseau FANDOM

Wiki au hasard